quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os teus pais

Lembras-te de te ter dito que tens uns pais muito especiais?
Não quero com isto dizer que somos melhores ou piores que todos os outros. Mas acho que temos características que nos fazem sentir diferentes em relação aos outros.
Começamos a namorar quando tinhamos 18 anos, apesar de nos termos conhecido e de sermos amigos 3 anos antes.
Namoramos 9 anos e 3 meses até finalmente nos termos casado. Enquanto nos formamos como adultos, enquanto estudamos, enquanto criamos os nossos laços de amizade fomos sempre namorados. Isso fez com que nos adaptassemos um ao outro. Nem sempre foi fácil, mas gostavamos mesmo muito um do outro e fomos ultrapassando todos os obstáculos e incentivos que a vida nos foi dando juntos.
Talvez por isso temos um no outro o nosso melhor amigo. Se há alguem com quem eu partilho todos os meus medos, receios, inseguranças, alegrias sem nenhum tabu, e sem nenhum filtro, é com o teu pai. E ele faz o mesmo comigo. Sempre nos apoiamos um no outro. Antes de sermos namorados, marido e mulher, amantes, somos acima de tudo grandes amigos que se sentem à vontade para falar de tudo.
Claro que temos outros amigos. Mas mais facilmente partilhamos as coisas um com o outro, do que com os nossos amigos. Sabes aqueles segredos que só contamos ao nosso melhor amigo? Eu só conto ao pai. E ele a mim.
De mim, não vou falar muito. Tenho muitas qualidades mas ainda mais defeitos. O teu pai diz que eu estou sempre a refilar. Mas além de ser refilona, sou teimosa e digo sempre aquilo que penso. Defendo as minhas opiniões mesmo que mais ninguém pense como eu, e não me deixo levar por aquilo que os outros pensam.
Mas sou também simpática e afável. Gosto muito dos meus amigos e faço tudo por eles. Gosto muito da minha família apesar de discutirmos todos muitas vezes - mas é assim que disfuncionalmente funcionamos.
Não dou muita importancia à minha vida profissional, porque desde muito cedo achei que era à parte familiar que mais me queria dedicar. Não só por mim, mas também porque o pai tem um emprego muito exigente, por isso essa minha ideia passou a fazer ainda mais sentido depois de falar isso com o pai. Mas tu, meu amor, tardas em chegar... E essa parte da minha vida tarda em se concretizar.
Sou bastante activa e gosto de me dedicar a coisas onde o meu esforço seja aplicado a ajudar os outros.
Tenho uma imaginação bastante fertil, e tenho muitas ideias de muitas coisas. Algumas que consigo concretizar, e outras que ficam pelo caminho.
Tenho muito jeito para trabalhos manuais. Gosto de cozinhar, de moda, de decoração. Gosto de projectos de DIY e de montar móveis do IKEA.
Não gosto de tarefas domésticas como lavar casas de banho, aspirar ou limpar o pó. Não gosto de me deitar cedo. Não gosto de saídas com a família toda em estilo de "carneirada!"
Gosto muito de praia, de crianças, de ver séries na tv e de lêr.
Sou do FCP (com muita pena do teu pai que é Benfiquista, mas não liga absolutamente nada a futebol!)
Isto é apenas um pouco de mim... Com o tempo vais ver que sou uma pessoa um pouco complicada, mas com um grande coração.
Quanto ao teu pai. Não sei que te diga sobre ele. É uma pessoa maravilhosa, bem formada e com paciência do tamanho do mundo.
É um excelente profissional, e bastante dedicado ao trabalho. Não tenho dúvidas nenhumas que me (nos) ama acima de tudo e faz o possível e o impossível para nos ver felizes.
Não gosta de dormir muito, de andar mal vestido e de falar muito de manhã ao acordar.
Adora TT (e espero que aí sejas mais entusiasta do que eu, para ele ter uma companhia para os passeios dele!)
Gosta de informática e é a ele que recorrem os nossos conhecidos de cada vez que há um problema.
Ajuda em todas as tarefas domésticas que é preciso fazer. E sabe fazer tudo, até passar as camisas dele.
Adora encher-me de mimos, mas quando acha que é preciso é o primeiro a chamar-me a pôr os pés na terra.
Está sempre pronto para os amigos e para a familia. Não sabe dizer que não.
Gosta muito dos meus cozinhados. De receber os amigos. De programas sobre carros e contruções. Não liga nada a futebol, nem a desporto em geral.
Gosta de passear, de praia e não é fã de actividade física.
É a melhor pessoa que eu conheço, quase perfeita, com um sentido de integridade e honestidade difícil de encontrar.
Acima de tudo acho que nascemos um para o outro. Talvez por isso tenhamos tido a sorte de nos cruzarmos tão cedo na vida. Mas talvez por isso nunca mais nos separamos e temos já quase 13 anos de vida juntos. O que é pouco menos de metade da nossa vida.
Por vezes não percebo porque temos de esperar tanto por ti. Quando tudo o que queremos e desejamos é ver o nosso amor a ter continuidade através de ti. De seres uma reflexo de tudo aquilo que sentimos um pelo outro.
Mas tu tardas em vir. E em conhecer estes pais que tanto te querem.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Assim vamos andando...

Já fomos e viemos de férias. Foi bom, muito bom. Só os dois durante 10 dias. Sem mais ninguém. Partilhámos o sol e a praia. E os silêncios. E os passeios à beira-mar. E os dias de chuva, que também os houve.
Namorámos muito, como já não faziamos há algum tempo. Tivemos tempo para nós.
Chegamos a casa e houve mais umas análises (minhas, à progesterona) para fazer. E lentamente voltamos à rotina.
(M., já foste embora outra vez. E eu voltei a ficar aqui sozinha. E depois de estarmos só os 2, voltou a custar-me ficar de novo só. Aos poucos também eu volto a esta rotina.)
Quanto a ti meu filho... Nestes dias não pensei muito em ti. Não penses que te esqueço, pois raramente sais do pensamento desta mãe que te quer muito. Mas guardo-te, como se fosses uma prenda preciosa num cofre, onde só vou de vez em quando.
Voltei a estar com a RP e com o bébé T. E ao olhar para ele tive de te ir buscar e pensar em ti. Em como serás se algum dia vieres até mim. Que boquinhas farás ao dormir... Quantas fraldas sujarás por dia. Quantas vezes acordarás para dormir... Fez-me bem pensar em ti. E voltar a desejar-te como só alguem que quer muito um filho è capaz de perceber.
E hoje, agora mesmo, voltei a pensar em ti. Porque a tua bisavó C. me disse que a prima S está grávida do segundo bébé, e que ainda é segredo. E eu quase instintivamente te imaginei dentro de mim. De como seriam os teus pontapés, e os teus soluços. E quais seriam os enjoos que me darias...
E voltei hoje a contar os dias do calendário para perceber que estou no 31º dia do ciclo. Sem ainda nenhum sintoma, mas consciente de que de nada me vale criar ilusões. Já percebi que a tua chegada será demorada, e que ainda antes de vires queres fazer um "teste" à nossa resistência, paciência e perseverança.
Ainda não sabes, pois não nos conheces... Mas tens uns pais muito especiais!