terça-feira, 28 de maio de 2013

21 semanas

Ontem foi dia de consulta com a Drª MJ.
Fizemos a eco, em que o miúdo estava de rabo virado e não deu para ver tudo muito bem. Do que se conseguiu ver, a Drª disse que estava tudo muito bem. A crescer, a engordar.
Disse-me também que ia marcar o eco morfológica na maternidade e, se houvesse necessidade que me fariam o ecocardiograma. Fiquei logo preocupada. Primeiro porque pensava que a eco morfológica era feita com ela, e não na maternidade. E depois por me ter falado no ecocradiograma que só é feito em caso de se desconfiar de algum problema cardiaco. Ela não me pareceu preocupada, apenas me estava a informar dos precedimentos, e além disso duvido que não nos alertasse no caso de ser alguma coisa que lhe parecesse suspeito. Mas o que é certo é que neste momento tenho medo de tudo, e sempre algum receio de mais alguma coisa vir para me tirar esta felicidade que, agora, sinto.
De resto avaliamos os meus miomas, mas para já tudo normal e nada para preocupar, pois são relativamente pequenos, estão longe da placenta e não afectam nem o bebé, nem a gravidez. Avaliamos novamente a placenta que está a deixar de ser prévia, apesar de continuar muito baixa. Mas parece que, por este motivo nos livrámos da cesariana...
De resto vimos as mãos e os pés do rapaz, com os dedinhos todos. A coluna perfeitinha. As orelhas bicudas à Dr. Spok, a bexiga, o perimetro cefálico, abdominal, e as pernocas assim como os orgãos genitais. Viu-se o coração, mas não deu para ver assim muito bem por causa da posição dele. E não se virou nem por nada. Mas temos nova eco dia 11, mais uma para ver se esta tudo bem e isso é que interessa.
Para já tudo bem!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

46,XY - Cariótipo Normal

Finalmente o resultado da amniocentese! Depois de quase 4 semanas de espera, de uma enorme ansiedade e de um medo tão grande de que algo não estivesse bem. Depois de noites mal dormidas, de muitas lágrimas e de não ser capaz de pensar em mais nada. Eis o resultado mais desejado: 46,XY, cariótipo normal para as anomalias estudadas.
Ainda na terça feira, dia 21 e a conselho da minha médica de família liguei para o centro de diagnóstico pré-natal a tentar saber alguma coisa. A enfermeira que me atendeu foi super atenciosa, e disse-me que, apesar de já ter chegado um resultado de amniocentese feita no dia 29 de Abril, ainda não tinha chegado meu. Deveria estar para breve, durante esta semana. E se quisesse que podia ir ligando, mas que elas assim que pudessem o fariam também.
Nessa noite não consegui dormir e a as lágrimas caiam-me pela cara. A proximidade de saber o resultado, o medo e a ansiedade tiraram-me toda a sanidade mental. Nem mesmo pensar nas palavras da Drª MJ, que sempre disse que um resuktado que demora é bom sinal, e que ecograficamente estava tudo bem, me conseguiram acalmar.
Na quarta-feira, dia 22 de Maio tinha prometido a mim mesma que só ligava da parte da tarde. Não aguentei e liguei ainda de manhã. Ainda nada. Outros resultados tinham chegado mas não o meu.
Só pensava no pior e em como provavelmente era um mau resultado e elas não me queriam dar a informação pelo telefone.
Depois de um resto de manhã numa ansiedade terrível, resolvi colocar pernas ao caminho e ir até à maternidade. Se o resultado não fosse o melhor certamente que não teriam "lata" de não mo dizer cara a cara.
Cheguei ao centro de diagnóstico pré-natal e expliquei ao que vinha. A senhora que me atendeu leva o meu nome e vai falar com a enfermeira. Quando chega novamente ao pé de mim diz-me que estava com sorte pois o meu resultado tinha acabado de chegar, e para aguardar pela enfermeira que já vinha falar comigo. Durante esse breve tempo de espera, não mais de 2 minutos, o meu coração parecia que me ia saltar pela boca. Até que chega a infermeira e me diz que está tudo bem, e se eu já sabia se era rapaz ou rapariga. Já sabia que vinha um rapaz a caminho e claro, o cariótipo confirmou. Tudo normal era o que queria ouvir, e estava tudo normal.
Foi um enorme alívio. Um peso de toneladas que nos saiu de cima e um, esperemos, recomeçar sem mais sobressaltos.
De bónus, ainda trouxe o resultado do relatório para casa!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

20 Semanas

Dia 21 de Maio, foi dia de consulta com a médica de família.
Infelizmente ainda sem resultados da minha amniocentese, com a cabeça a mil e sem saber o que pensar.
O melhor de tudo é que por volta das 19 semanas e meia comecei a sentir o meu miúdo. Muito ténue ainda, mas os seus movimentos já são perceptíveis o que me deixa muito feliz de cada vez que o sinto a "borboletar" e a "pipocar" por aqui.
Na consulta da médica de família pouco ou nada foi adiantado.Tensão Arterial baixita mas é normal, nada na urina, e ouvimos mais uma vez o coraçaõ do rapaz.
Quanto ao peso, diseram-me elas que tinha perdido um quilo e por isso ouvi um pequeno raspanete por necessitar de comer a horas e afins... Mas a verdade é que não tenho um quilo a menos. A enfermeira estagiária que me pesou é que deve estar a necessitar de um par de óculos e retirou-me peso a mais da roupa... Clarro que na próxima consulta vou "ouvir" porque engordei demais... Mas nada de preocupante, Segundo a minha balança e desde o início da gravidez engordei pouco mais de 3 quilos, mas agora é que necessito de começar a ter muito cuidado com o peso. A partir de agora é que são elas e eu que tenho uma tendência terrível para engordar aliada ao facto de agora não poder fazer nenhum tipo de exercicio.
A médica de família deu-me as credenciais para novas análises, a fazer daqui a mais ou menos 2 semanas, e pediu-me para perguntar acerca da vacina do tétano à minha obstetra. Que por ela já podia levar, mas para confirmar com a Dr,ª MJ. Ninguém me manda ter a vacina em falta e ter de a levar agora... Não tem mal nenhum para o bebé e é mais do que aconselhável levá~la quanto antes.
Da consulta com a médica de família o mais importante foi a sugestão dela de ligar para o centro de diagnóstico pré-natal a tentar saber alguma coisa. Afinal das "até" quatro semanas, já passaram mais de 3!
Acho que é o que vou fazer. Estou em pulgas para saber o resultado deste "maldito" exame....

sexta-feira, 10 de maio de 2013

18 semanas

Sengunda-feira passada, dia 6 de Maio, fomos novamente à consulta com a nossa Drª MJ.
Estava ansiosa! Era a primeira consulta depois da amniocentese, e estava com um medo horrível de que se viessem a descobrir marcadores ecográficos que fizessem suspeitar das trissomias, ou outro problema, para além do resultado do rastreio bioquimico do primeiro trimestre.
Depois de horas à espera, lá seguimos para a sala de ecografia. O meu rapazinho estava bem depois da amniocentese, mexido e com líquido normal, o que significa que não se sentiu nada incomodado com o exame evasivo, e de terem invadido a sua casa...
E quanto ao resto, foi novamente tudo analisado ao pormenor - ossos, pés, mãos, orgãos, maxilar, lábios, cabeça, coluna, cordão umbilical, coração, rins, orbitas oculares, nariz.... tudo, visto que foi praticamente uma ecografia morfológica. E segundo a minha obstetra novamente tudo "muito bem". Voltou a mandar-me começar a viver a gravidez e quando viessem os resultados da amniocentese para respirar fundo e colocar tudo isto para trás das costas. Ela não acredita que esteja nada de errado com o nosso bebé... Mas eu continuo sem conseguir respirar, enquanto não souber, preto no branco, que está tudo bem com ele.
Na opinião dela, se nem sequer pediram a amniocentese com  o resultado rápido (pcr) é porque também não estão muito preocupados com o meu rastreio...Mas eu é que sei a ansiedade que tem sido esta espera.
Também me disse que ia ficar atenta e ver se conseguia saber alguma coisa para me dizer quanto antes.
Mas e o resultado que nunca mais vem! Nunca "até" quatro semanas me pareceu esta eternidade...
Entretanto temos nova consulta para dia 27 de Maio, para nova eco morfológica e ver se a minha placenta continua prévia. De resto continuo a precisar de ter mil e um cuidados e evitar todo o tipo de esforços!
Mas isso é o menos.
E o resultado da amniocentese que nunca mais chega e eu que não sou capaz de pensar em mais nada?

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A amniocentese

Chegou finalmente o dia de fazer a amniocentese.
Chegamos não muito cedo, deviam ser perto das 10 horas e fomos logo informados de que estava tudo muito atrasado. E assim foi.
Apesar de nervosa ia relativamente "bem disposta", se bem que o medo e as inseguranças nunca me tenham abandonado desde dia 8 de Abril, quando soube que tinha um rastreio positivo.
O que mais me incomodou foi assinar o termo de responsabilidade da amniocentese - que como me disseram tem um risco de aborto de 0,5% . Nessa altura parece que finalmente percebi que o que estava a fazer pode realmente fazer mal ao meu rapazinho... Assinei, claro!
Entretanto também percebi porque é que a minha obstetra não me quis dizer o valor do meu rastreio... para a trissomia 21 era de 1: 87, ou seja em 87 nascimentos com aqueles valores, 1 das crianças terá trissomia 21... Matematicamente o risco é pouco superior a 1%, mas na realidade é um valor bastante alto que me tem deixado ainda mais preocupada e inqueita até finalmente pode saber o resultado.
Soube também que o resultado pode demorar até 4 semanas, mas que possivelmente em duas semanas já saberei alguma coisa. Apesar de querer muito que o meu miúdo tenha um cariótipo normal, estou efetivamente cheia de medo. Claroq ue me deu algum conforto a consuta da semana passada, onde ecograficamente se continua sem ter nenhum sinal de que algo está mal. mas isso não me impede de ficar assim. Afinal, apenas a amniocentese poderá despitar com certezas qualquer suspeita de trissomias.
O procedimento da amniocentese em si não custa nada. Não me doeu, demora menos de um minuto e correu sem incidentes. O único senão foi o médico que me fez a amniocentese ter olhado para o meu resultado e ter dito "isto é que é um rastreio positivíssimo!"... Claro que me custou ouvir, mas temos de encarar a realidade de frente e esperar pelo melhor, não deixando de nos preparar para o pior.
Neste momento estou então no importantíssimo repouso de 48 a 72 horas, que ajuda a evitar os mínimos abortos que acontecem. Tem-me ajudado ter um doppler fetal, o que me permite ir ouvindo o coração do bebé, e pelo menos ficar a saber que ele está bem.
Agora é esperar pelos resultados...  com o coração tão, mas tão apertadinho.
Entretanto tenho novamente consulta na próxima segunda feira, para saber se está tudo bem depois da amniocentese, e ao mesmo tempo, como estou quase com 18 semanas (na segunda-feira tenho 17 semanas e 6 dias) voltar a fazer eco para ver se está tudo bem com o bebé ou existem sinais de alerta.