quinta-feira, 4 de julho de 2013

Das 21 às 26 semanas e um porque um "mal" nunca vem só!

Ora bem!
Desde a ultima ecografia várias coisas aconteceram.
O rapaz continua optimo, foi o que se verificou na ecografia morfológica na maternidade que acabou por ser dia 18 em vez de dia 11 de Junho.
Antes disso, houve tempo para uma semana de férias, e para começar a sentir o miúdo mais a sério, coisa que eu adoro. O pai também já o sente perfeitamente desde as 21 semanas, mais coisa menos coisa, e os pontapés são cada vez amis visíveis com a barriga a movimentar-se à "Alien".
Depois das férias foi altura das análises do segundo trimestre, com a temida análise à glicose para despistar a diabetes gestacional, e altura então da eco morfológica na maternidade.
Da eco, como já disse tudo normal, mas a placenta da mãe continua muito baixa e é necessário manter os cuidados. Nada de esforços, de pesos e muito descanso. O colo apresenta-se mole ao toque, mas depois de nova consulta com a minha obstetra, dia 24 de Junho, ela disse-me apenas para manter os cuidados atrás mencionados - e que se eu não tivesse cuidado e houvesse sangramento me internava até ao final da gravidez! Tenho mesmo de ter cuidado, porque com o aumento do volume uterino e com as contrações que entretanto costumam começam a aparecer é mais fácil acontecerem os ditos sangramentos que obrigatoriamente me terão de levar à urgência...
Como se este cuidado não fosse o suficiente eu, que nessa consulta (às 25 semanas) pouco mais de 4 quilos engordei, que tenho imenso cuidado com a alimentação e que nunca, mas nunca me apetecem ou como doces, fui diagnosticada com Diabetes Gestacional. É caso para dizer que tudo me acontece.
A obstetra não ficou muito preocupada com os valores da glicose, pois são valores de "borderline", mas mesmo assim referênciou-me para a consulta de diabetes e gravidez de risco da maternidade. Dia 26 de junho lá fui eu para, sem contra análise nem nada do género, me darem uma dieta a seguir e a indicação para medir a glicose 4 vezes ao dia. Depois de tanta coisas, o que são mais 4 picas por dia a medir a glicose e fazer "dieta". A minha querida drª MJ só me dizia que não era a diabetes que a preocupava, mas sim a placenta...
De qualquer maneira tenho registado os valores,(só tenho consulta com a equipa médica dia 17 de Julho) e estão mais ou menos dentro dos limites. Acho portanto que não deve ser dos piores casos. No entanto, já não digo nada, pois tudo me acontece.
Portanto além da placenta baixa e da nova previsão de cesariana ser quase certa por causa disso, e da diabetes gestacional, está tudo bem. Por enquanto nada de pés ou mãos inchados, dores, contrações ou mau dormir. Só mesmo a tensão muito baixinha, mas isso já era antes de engravidar....
Entretanto já encomendamos o carinho, o ovo e a base isofix. Já fomos ao IKEA comprar cama de grades, cómoda e afins. Já pintamos o quarto e montamos os móveis pelo que começa tudo a estar encaminhado.
Já estou inscrita nas aulas de preparação para o parto - das quais estou expressamente proíbida de fazer a parte prática - nada de esforços, certo? que começam às 28 semanas.
Portanto por agora são estas as novidades.
Próxima consulta é já dia 22 de Julho!