quinta-feira, 23 de maio de 2013

46,XY - Cariótipo Normal

Finalmente o resultado da amniocentese! Depois de quase 4 semanas de espera, de uma enorme ansiedade e de um medo tão grande de que algo não estivesse bem. Depois de noites mal dormidas, de muitas lágrimas e de não ser capaz de pensar em mais nada. Eis o resultado mais desejado: 46,XY, cariótipo normal para as anomalias estudadas.
Ainda na terça feira, dia 21 e a conselho da minha médica de família liguei para o centro de diagnóstico pré-natal a tentar saber alguma coisa. A enfermeira que me atendeu foi super atenciosa, e disse-me que, apesar de já ter chegado um resultado de amniocentese feita no dia 29 de Abril, ainda não tinha chegado meu. Deveria estar para breve, durante esta semana. E se quisesse que podia ir ligando, mas que elas assim que pudessem o fariam também.
Nessa noite não consegui dormir e a as lágrimas caiam-me pela cara. A proximidade de saber o resultado, o medo e a ansiedade tiraram-me toda a sanidade mental. Nem mesmo pensar nas palavras da Drª MJ, que sempre disse que um resuktado que demora é bom sinal, e que ecograficamente estava tudo bem, me conseguiram acalmar.
Na quarta-feira, dia 22 de Maio tinha prometido a mim mesma que só ligava da parte da tarde. Não aguentei e liguei ainda de manhã. Ainda nada. Outros resultados tinham chegado mas não o meu.
Só pensava no pior e em como provavelmente era um mau resultado e elas não me queriam dar a informação pelo telefone.
Depois de um resto de manhã numa ansiedade terrível, resolvi colocar pernas ao caminho e ir até à maternidade. Se o resultado não fosse o melhor certamente que não teriam "lata" de não mo dizer cara a cara.
Cheguei ao centro de diagnóstico pré-natal e expliquei ao que vinha. A senhora que me atendeu leva o meu nome e vai falar com a enfermeira. Quando chega novamente ao pé de mim diz-me que estava com sorte pois o meu resultado tinha acabado de chegar, e para aguardar pela enfermeira que já vinha falar comigo. Durante esse breve tempo de espera, não mais de 2 minutos, o meu coração parecia que me ia saltar pela boca. Até que chega a infermeira e me diz que está tudo bem, e se eu já sabia se era rapaz ou rapariga. Já sabia que vinha um rapaz a caminho e claro, o cariótipo confirmou. Tudo normal era o que queria ouvir, e estava tudo normal.
Foi um enorme alívio. Um peso de toneladas que nos saiu de cima e um, esperemos, recomeçar sem mais sobressaltos.
De bónus, ainda trouxe o resultado do relatório para casa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola,
Estou muito feliz por teres conseguido e sei que vai correr tudo bem. Estamos a torcer por ti.

Nós também estivemos nesta batalha e acompanhávamos o teu blog. Depois de tanto tempo no "so happy" voltei a entrar hoje e fiquei muito feliz em saber que está tudo a correr bem.