quarta-feira, 1 de maio de 2013

A amniocentese

Chegou finalmente o dia de fazer a amniocentese.
Chegamos não muito cedo, deviam ser perto das 10 horas e fomos logo informados de que estava tudo muito atrasado. E assim foi.
Apesar de nervosa ia relativamente "bem disposta", se bem que o medo e as inseguranças nunca me tenham abandonado desde dia 8 de Abril, quando soube que tinha um rastreio positivo.
O que mais me incomodou foi assinar o termo de responsabilidade da amniocentese - que como me disseram tem um risco de aborto de 0,5% . Nessa altura parece que finalmente percebi que o que estava a fazer pode realmente fazer mal ao meu rapazinho... Assinei, claro!
Entretanto também percebi porque é que a minha obstetra não me quis dizer o valor do meu rastreio... para a trissomia 21 era de 1: 87, ou seja em 87 nascimentos com aqueles valores, 1 das crianças terá trissomia 21... Matematicamente o risco é pouco superior a 1%, mas na realidade é um valor bastante alto que me tem deixado ainda mais preocupada e inqueita até finalmente pode saber o resultado.
Soube também que o resultado pode demorar até 4 semanas, mas que possivelmente em duas semanas já saberei alguma coisa. Apesar de querer muito que o meu miúdo tenha um cariótipo normal, estou efetivamente cheia de medo. Claroq ue me deu algum conforto a consuta da semana passada, onde ecograficamente se continua sem ter nenhum sinal de que algo está mal. mas isso não me impede de ficar assim. Afinal, apenas a amniocentese poderá despitar com certezas qualquer suspeita de trissomias.
O procedimento da amniocentese em si não custa nada. Não me doeu, demora menos de um minuto e correu sem incidentes. O único senão foi o médico que me fez a amniocentese ter olhado para o meu resultado e ter dito "isto é que é um rastreio positivíssimo!"... Claro que me custou ouvir, mas temos de encarar a realidade de frente e esperar pelo melhor, não deixando de nos preparar para o pior.
Neste momento estou então no importantíssimo repouso de 48 a 72 horas, que ajuda a evitar os mínimos abortos que acontecem. Tem-me ajudado ter um doppler fetal, o que me permite ir ouvindo o coração do bebé, e pelo menos ficar a saber que ele está bem.
Agora é esperar pelos resultados...  com o coração tão, mas tão apertadinho.
Entretanto tenho novamente consulta na próxima segunda feira, para saber se está tudo bem depois da amniocentese, e ao mesmo tempo, como estou quase com 18 semanas (na segunda-feira tenho 17 semanas e 6 dias) voltar a fazer eco para ver se está tudo bem com o bebé ou existem sinais de alerta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou vivendo esse momento de angustia, pois estou á espera do resultado Dá amniosentese.. O coraçao fica pequeno pois afinal.. Temos um coraçaozinho dentro de nós que nem imagina o que estáaacontecendo.

Unknown disse...

Boa tarde para todas e todos.

Espero e desejo que tudo corra bem com todas. Infelizmente comigo nao correu e sao coisas que acontecem e nao se pode fazer nada.
Embora o meu resultado fosse elevado para T21,T18 e T13 a medica sempre me foi acalmando. Que nao me preocupasse pois o osso nasal era perfeito, o efeito borboleta tambem tal como a curvatura da nuca. O unico senao era o ducto venoso invertido.
A espera do resultado era desesperante mas ao fim de 48 la vei o e era positivo para T18. As 19 semanas a Joaninha teve que se tornar numa estrelinha. Nao desejo a ninguem o que passei e continuo a passar. O dia 15de junho de 2016 sera relembrado por mim como um dos dias mais dificeis da minha vida.
Vou tentar nova gravidez apartir de agosto e voltarei a dar noticias. Felecidades a todas